Todo grande trabalho precisa de um bom equipamento? Não necessariamente, além de excelentes profissionais, o conhecimento técnico sobre planos, enquadramentos e iluminação somam muito para a avaliação do projeto. Aprendemos a estudar as técnicas cinematográficas para entregar o ideal independente do equipamento.
Meu Primeiro equipamento foi a Canon SI2.
"Meu primeiro equipamento foi a Canon SI2 (Conhecida internacionalmente como 200d),
sendo uma empresa com quase 100 anos de mercado e respeitada internacionalmente, nos primeiro passos na fotografia e produção, não pensei duas vezes antes de investir na Canon" - Mateus Morales.
Mateus Morales em gravação, projeto "Eu não sei se vou amar - Guga", novembro de 2021, Foto: Vinicius Ferreira.
O que o equipamento tem de interessante?
Não é a toa que o modelo é um dos mais bem avaliados, embora ainda haja um certo "preconceito" de mercado, há quem subestime a pequena notável por carregar um sensor APS-C, mas garanto que isso não é problema, os trabalhos executados com esse modelo, mostram uma qualidade incrível.
Ergonômica e com controles ágeis, seu sensor de 24 MP, contando com um processador DICIG7 rápido e eficiente, demonstram alta qualidade de captação para foto e vídeo, contando com a possibilidade de gravações a 60fps para o público que curte o recurso de slowmotion na pós produção.
Com 12.2 x 9.3 x 6.9cm em um corpo de 406g, o tamanho é a menor preocupação para quem acredita que "tamanho não é documento'' (pois o modelo nada deixa a desejar em qualidade e dinâmica para câmeras maiores). Cada instrumento perfeitamente posicionado em seu lugar, a ergonomia dela permite que o usuário consiga ângulos e captações de imagens fantásticas .Capaz de produzir até 5 quadros por segundo com disparos contínuos e um visor retrátil incrível, aumentando as possibilidades de visualização conforme posicionamento da câmera.
Fotografias de qualidade absurda, a ótima resolução faz com ótimas imagens para grandes impressões sejam geradas, na recuperação de sombras ou de luzes estourando (Formato RAW). Com uma ótima performance na criação de vídeos em 1080p 24/30/60fps, gerando imagens bem nítidas e planos fechados ou imagens mais afastadas.
Experiência Pessoal:
- Mateus Morales pode nos dizer a experiência de uso com a Canon SI2?
Claro Henrique, vamos lá! Durante o período de 2018, logo no lançamento dessa máquina eu procurava um equipamento para iniciar na fotografia e produção audiovisual, confesso que nessa época os equipamentos Mirrorless já dominavam o mercado há tempos, porém, equipamentos de alto valor e inacessíveis ao meu orçamento naquele momento.
Após muitas pesquisas encontrei a câmera Canon Powershot SX60 HS, uma superzoom (aquelas câmeras com lentes embutidas, que não é possível realizar troca de lentes) e por algumas semanas fiquei bem instigado e cogitei a compra, mas... a SL2 apareceu no meu radar de pesquisas (Recomendação do Mercado livre), fiquei curioso, impressionado com o equipamento, após 1 mês obcecado e estudando muito, consegui fazer a aquisição, o tornando meu primeiro equipamento oficial de trabalho, responsável pela maior parte de todo meu portfólio até hoje. Poderia descrever a compra como um bilhete dourado!
A máquina sozinha já faz muito, porém o estudo de técnicas e combinações de lentes com o pequeno corpo da DSLR foram a chave para extrair grandes trabalhos com a ferramenta.
Em 2022, após 5 anos portando esse equipamento e tendo a oportunidade de operar diversos outros, consigo reconhecer o real potencial dessa máquina, é uma fera!
Alguns trabalhos feitos com a Canon SL2:
Comments